O que é implante?

Envie a um amigo





Envie a um amigo

Os dentes são parte da sua personalidade

Também pelos nossos dentes, a vida não passa sem deixar marcas: Uma doença ou um acidente podem provocar sua perda. A falta de dentes afeta a função e a estética. Sofre a aparência, o gosto de comer e, nos casos mais graves, a capacidade expressiva da fala.

Se você vive uma situação assim, não deve considerá-la definitiva e sem solução.

Há quase 30 anos que os implantes dentários oferecem a possibilidade de substituir os dentes, com todas as vantagens. Com métodos cientificamente provados, os implantes dentários substituem dentes individuais ou vários dentes que se tenham perdido e permitem a fixação segura de próteses.

Um implante dentário é um pequeno parafuso metálico. Este parafuso é de titânio e exerce a função de raiz. O implante é inserido diretamente no osso e o tempo de cicatrização é de 6 a 12 semanas, conforme o caso. Decorrido este tempo, é fixada no implante a coroa, a ponte ou a prótese.

Solução para diversos casos

Implantes dentários podem ser a solução quando…

… uma doença provoca a perda de dentes.
Tanto na juventude como numa certa idade, uma periodontite, cáries ou outras doenças podem dar origem à perda dos dentes.

… um acidente provoca a perda de dentes.
Tal como durante a prática de algum esporte, bem como na vida do dia-a-dia, pode haver um pequeno acidente originando a perda de um dente.

… os dentes faltam desde o nascimento.
A falta de dentes pode ser originária de uma predisposição genética.

Vantagens

Principais vantagens dos implantes
– Os implantes aproximam-se bastante à natureza
– Formam um fundamento estável para a prótese
– Tornam o desgaste dos dentes vizinhos desnecessários
– Dão uma estabilidade segura às próteses
– Podem impedir a degradação do tecido ósseo

O que é prótese?

As próteses substituem a parte visível do dente e podem ser convencionais ou suportada por implantes

Prótese convencional

Para a fixação de uma ponte, os métodos tradicionais requerem o desgaste dos dentes vizinhos saudáveis. São assim preparados para uma coroa ou ponte, exercendo, mais tarde, a função de suporte. A parte desgastada dos dentes vizinhos é perdida para sempre.

Prótese suportada por implantes

O implante dentário substitui a raiz do dente perdido e serve como pilar para a prótese. A parte saudável dos dentes vizinhos não

Possibilidades

Existem várias possibilidades de implante para situações diversas

Substituição de um dente individual.


Substituição de vários dentes com uma ponte suportada por implantes


Substituição de todos os dentes com uma ponte fixa ancorada em vários implantes.


Implantes como solução para a ancoragem de uma prótese.
Os implantes também podem ser usados para a estabilização e ancoragem de próteses totais.

Processo

Inserção do implante
Os implantes dentários são inseridos no osso, através de uma intervenção feita no consultório, com anestesia local. Antes de poder ser colocada a prótese, o osso tem de se integrar ao implante, para que este possa ficar ancorado de forma duradoura. Este processo de cicatrização leva, conforme o caso, 6 a 12 semanas e chama-se osseointegração.
Exemplo do processo de substituição de um dente individual.
1. O planejamento

O planejamento da intervenção cirúrgica começa com a avaliação da situação bucal do paciente. O cirurgião-dentista implantodontista irá passar todas as informações e dar os conselhos necessários. Quando todas as questões estiverem esclarecidas, serão tiradas radiografias para o planejamento da cirurgia propriamente dita e para a definição da posição do implante dentário.

2. A intervenção

O passo seguinte é a inserção do implante com anestesia local. Nas semanas seguintes, o osso faz a integração do implante.

3. A colocação da prótese

Passada a fase de cicatrização, a nova coroa é fixada sobre o implante.

Cuidados

Cuidar dos dentes é cuidar também dos implantes

Tal como os seus dentes naturais, os implantes também necessitam de um controle regular e de uma higiene oral cuidadosa. Os cuidados adequados contribuem para a longevidade dos seus dentes.
O seu dentista irá passar-lhe todas as informações necessárias sobre as respectivas medidas e possibilidades de higiene.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Deixe seu comentário

Você estálogado em comentário do post